Resolvi colocar aqui algumas sugestões de livros obrigatórios na estante de todo fotógrafo, amador ou profissional, iniciante ou experiente. Se você está procurando sempre evoluir, se inspirar e tirar fotos cada vez melhores, as leituras abaixo vão ser muito produtivas.

Esse é só o primeiro post de série “Dicas de Livros do Bistrô”! Fiquem atentos às novidades!

 

Exposição Perfeita, de Michael Freeman

5155596Exposição Perfeita, de Michael Freeman é um livro que abrange o assunto exposição – um tema tão simples e tão extenso – de forma clara e direta. Recheado de fotos do próprio autor, explicações e gráficos que tornam fácil e rápida a compreensão, você vai descobrir a forma como os profissionais pensam e operam na hora de conseguir a exposição perfeita. Também estão incluídas as técnicas mais recentes de processamento de imagem no computador.

Entender como a exposição funciona é fundamental para que você consiga produzir a fotografia que visualizou. Este livro consegue tratar do tema em uma linguagem adequada tanto para o profissional como para o amador.

Exposição Perfeita vai dar todas as ferramentas de que você precisa para fazer a imagem do jeito que visualizou, com a exposição que quiser. Como o autor frisa, não existe uma única exposição correta. O que existe é o conceito que você quer passar. Este livro vai lhe dar o conhecimento e a confiança para tomar as decisões que o levem à imagem desejada.

 

Luzes da África, de Haroldo Castro

111033251SZMais que um livro, Luzes da África serve de testemunho da imensa cultura e beleza do continente africano. Em uma expedição que durou mais de oito meses, entre 2009 e 2010, o jornalista e fotógrafo Haroldo Castro rodou mais de 40 mil km, da África do Sul ao Sudão. No total, a expedição passou por 18 países, incluindo Quênia, Etiópia, Namíbia e Tanzânia. Além de ótimas fotografias, o autor também conseguiu histórias inesquecíveis para contar.

Longe dos clichês da miséria e da guerra, o livro é um fascinante relato de aventuras e apresenta com lucidez e agilidade uma percepção peculiar sobre um continente de surpresas. A expedição levou pai e filho a participarem de rituais sufis no Sudão, a compreenderem as últimas etnias nativas da Etiópia, a testemunharem leoas esquartejando uma presa na Tanzânia e a degustarem cogumelos selvagens em Angola. Como escreve Gilberto Gil no prefácio, a África é “um continente digno e nobre”, “fonte inesgotável de alegria e júbilo”, “que os brasileiros abraçam em sua avivada herança” (fonte: Envolverde).

Este livro é o relato de um viajante, um mergulho profundo na cultura de um continente imenso.

 

A mente do fotógrafo, de Michael Freeman

imagesUm fotógrafo com ótimo equipamento não é necessariamente um ótimo fotógrafo. Mas um fotógrafo que domine os príncipios de uma boa imagem sempre vai tirar boas fotos, não importa com que equipamento.

Em A Mente do Fotógrafo, Michael Freeman procura identificar o que torna uma foto chamativa, forte ou bela. Com diversos exemplos a cada passo, os elementos de uma foto foram divididos em três partes: intenção, estilo e processo.

Ele disseca cada parte de uma foto – seja composição, iluminação, objeto, exposição – e a define, explica e explora, tentando mostrar como seu conjunto resulta em algo sublime… ou um clichê. O livro é excelente, faz pensar e é válido para fotógrafos de todos os níveis.

 

Adobe Photoshop Lightroom 4, de Clício Barroso

lightroom4_

Se a versão 3 do Lightroom apresentou vários aperfeiçoamentos e novas ferramentas, a versão 4 trouxe recursos muito mais inovadores: dois novos módulos, um mecanismo de renderização , ferramentas atualizadas, curvas em RGB canal a canal, e a possibilidade de importar arquivos diretamente de outros programas etc. Essas são apenas algumas das inovações do Lightroom 4.

Como ficar por dentro de tudo isso? O Adobe Photoshop Lightroom 4 de Clício Barroso é a solução. O livro é o guia passo-a-passo mais completo que existe no Brasil desta versão do aplicativo. O autor é especialista no programa, e vem escrevendo os guias desde a versão 1.0 do Lightroom.

Com mais de 500 páginas e mais de mil capturas de tela, você vai descobrir, entre outras coisas, como organizar um fluxo digital enxuto e conectado; como ganhar na qualidade de processamento das imagens; como fotografar com as câmeras diretamente conectadas ao Lightroom 4; como geolocalizar imagens no Google Maps e como criar e produzir fotolivros (e recebê-los impressos em casa).

 

Fotografe com o Coração, de Joe Buissink e Skip Cohen

imagem

“Não exista algo como a imagem perfeita… apenas o momento perfeito”, diz Joe Buissink, um dos principais fotógrafos de casamento no mundo e autor de Fotografe com o coração.

Neste livro feito em parceria com Skip Cohen, ele mostra como capturar os sentimentos de um casal no dia de seu casamento, usando criatividade, inspiração e técnica.

Joe conta seu processo criativo, a importância de aprender a enxergar com os olhos e com o coração, como se antecipar aos momentos que importam e, mais importante, como desenvolver um relacionamento de confiança com seus clientes.

O objetivo, segundo ele, não é necessariamente tirar fotos tecnicamente perfeitas, mas conseguir capturar os momentos certos e transformá-los em imagens eternas. Leitura obrigatória para todo – ou aspirante a – fotógrafo de casamento, também vale para noivas em busca de inspiração.

 

Se tiver interesse em adquirir algum desses livros, criei links como sugestão de compra. É só clicar nos títulos dos livros ok?

Boas leituras e bons cliques!