A lente Canon 24-105mm f/4 IS L é uma das melhores e mais populares lentes multiuso da Canon. Com a tradicional qualidade óptica e mecânica das lentes da série L, ela é o tipo de lente que em pouco tempo vai virar uma das suas favoritas e, com certeza, uma das mais usadas.

 

Lente Canon 24-105mm

 

Muitos fotógrafos, se tivessem de escolher uma única lente, escolheriam essa 24-105mm. Vamos ver melhor por quê.

 

Pontos positivos

A lente 24-105mm tem muitas vantagens e podemos resumir os pontos fortes dela em:

  • qualidade óptica
  • versatilidade
  • robusta e relativamente leve
  • estabilizador de imagem

 

Qualidade óptica – A qualidade das imagens captadas pela 24-105mm é excelente, como seria de se esperar de uma lente da série L, a linha profissional da Canon. Projetada com um elemento de vidro Super-UD e três lentes asféricas para minimizar aberrações cromáticas e distorções, a 24-105mm garante imagens bastante nítidas, mesmo nas aberturas maiores. As cores e o contraste também são ótimos. Pessoalmente, gosto muito de como essa lente capta as imagens em P&B.

Versatilidade – A amplitude de alcance focal da 24-105mm a torna uma das lentes mais práticas e versáteis que você vai ter. Com ela, você pode tirar fotos de paisagens e retratos em close em seguida, sem precisar trocar de lente.

Leve e robusta – Comparada a outras lentes de mesma qualidade, a 24-105 é mais leve e robusta. Isso é uma grande vantagem para quem quer levar a lente em viagens ou precisa carregar a câmera por longos períodos de tempo.

Estabilizador de imagem – O estabilizador de imagens de 3 f-stops da Canon é um dos grandes trunfos desta lente. Capaz de reduzir dramaticamente o desfoque causado pelo balanço da câmera nas mãos, esse estabilizador irá permitir a você obter fotos que de outra forma só conseguiria se tivesse um tripé.

 

Pontos negativos

Bem, como não existe lente perfeita, precisamos falar dos pontos fracos da 24-105, que são poucos e podem ser relativizados:

  • preço
  • abertura máxima de f/4

Preço – A 24-105 certamente não é uma lente barata. No entanto, é uma das lentes da série L mais baratas que existem e, considerando todos os seus benefícios, ela tem um dos melhores custo-benefícios que você pode encontrar.

Abertura máxima de f4 – O fato de sua abertura chegar somente a f/4 pode ser considerado um ponto negativo, principalmente quando comparado com lentes mais rápidas, de abertura 2.8. Isso torna o uso da 24-105 um tanto limitado em ambientes fechados ou de pouca luz. Seu estabilizador de imagens certamente ajuda muito, principalmente quando se fotografa objetos estáticos. No entanto, caso você precise fotografar pessoas em movimento em ambientes fechados, a 24-105 pode não ser a lente mais adequada para isso, a menos que você use um flash.

> Clique aqui para encontrar a Canon 24-105mm pelo melhor preço

 

E a Canon 24-70mm f2.8 L?

Não poderíamos escrever essa avaliação sem fazer uma comparação da 24-105mm com a 24-70mm. A Canon EF 24-105mm f/4 L IS contra a Canon EF 24-70mm f/2.8 L.

Muitas pessoas comparam essas duas lentes antes de se decidir e comprar uma delas. São duas lentes da série L, o que significa que ambas são robustas, possuem conjunto óptico de altíssima qualidade e autofoco bem veloz.

A lente 24-70mm definitivamente supera a 24-105mm em um ponto: ela é mais rápida. Sua abertura máxima de f2.8 permite a você congelar objetos em movimento com até o dobro da velocidade de obturador do que a 24-105. E aqui vale lembrar que o estabilizador de imagem não ajuda a congelar imagens em movimento, já que ele atua reduzindo o balanço da câmera na mão.

Se o bokeh é importante para você, a abertura maior da 24-70mm também dá a ela uma pequena vantagem nesse quesito. No entanto, nas distâncias focais maiores (na faixa de 70-105mm), o bokeh que você consegue com a 24-105mm na abertura f4 é excelente e não vai desapontar.

Por outro lado, em comparação com a 24-70, a Canon 24-105…

1. tem estabilizador de imagem

A Canon 24-105 possui um excelente estabilizador de imagem, que garante no mínimo três f-stops a menos quando você estiver fotografando sem tripé. Essa é uma das grandes vantagens desta lente. Para muitos fotógrafos, a presença do estabilizador de imagens é motivo suficiente para você escolher a 24-105 sobre a 24-70. Por outro lado, é preciso dizer que se o estabilizador é fundamental nas distâncias focais maiores (80mm-105mm), nas menores (menos de 80mm) ele acaba não sendo tão exigido.

2. é mais leve

A 24-70 é maior e mais pesada. Quem trabalha sem tripé ou passa longos períodos com a câmera no pescoço sabe que as lentes pesadas acabam incomodando muito mais. A 24-105 é cerca de 300 gramas mais leve que a 24-70, e embora isso pareça pouco, a diferença entre as duas é perceptível.

3. tem mais zoom

O fato de ter 50% a mais de zoom que a 24-70 torna a lente 24-105 muito mais versátil e prática para fotografar nos mais variados tipos de ambiente.

4. é mais barata

Por fim, a Canon 24-105mm sai bem mais em conta que a 24-70mm. Lá fora ela sai por cerca de 700 dólares a menos, e aqui no Brasil você encontra a 24-105 pelo menos 1800 reais mais barata que a 24-70. Com essa diferença é possível até mesmo comprar uma outra lente.

 

Por isso, na comparação entre essas duas ótimas lentes, nossa recomendação é que você prefira a Canon 24-105mm IS. Ela é a melhor escolha no quesito custo-benefício e também pela praticidade proporcionada pelo seu amplo alcance focal.

Quando é que a Canon 24-70mm vale mais a pena? Ela vale mais a pena quando: (1) você está sempre fotografando pessoas em ambientes fechados ou de pouca luz; ou (2) você está planejando adquirir também uma lente 70-200mm em breve. No caso de você precisar fotografar pessoas em ambientes de pouca luz, a 24-70mm é a escolha certa, já que o estabilizador de imagem da 24-105 não vai ser útil nesta situação. E se você tiver orçamento para adquirir a dupla de lentes 24-70mm e 70-200mm, a Canon 24-105 com certeza acaba se tornando desnecessária.

 

Vale ou não comprar a lente Canon 24-105mm f/4?

Se você deseja uma lente versátil, robusta e de alta qualidade óptica, esta é sua melhor escolha. O valor dela também é razoável quando se leva em conta sua qualidade e durabilidade. A única lente que poderia se comparar a ela em termos de versatilidade é a antiga 28-135mm IS, mas ela tem uma qualidade de imagem muito inferior e seu estabilizador de imagem é bem menos eficiente.

A Canon 24-105mm é a lente que muitos fotógrafos deixam na câmera por 90% do tempo ou mais. Com ela, você não vai precisar trocar de lente sempre que tiver de fotografar situações diferentes. E com ela você também sabe que irá conseguir ótimas fotos.

Essa lente vai se tornar sua companheira de todas as horas, seja para tirar fotos de paisagens, retratos, viagens, fazer still… definitivamente é uma compra de que você não se arrependerá!

> Clique aqui para encontrar a Canon 24-105mm pelo melhor preço