A lente Canon 50mm 1.4 é a lente favorita de muitos fotógrafos. E por bons motivos. Ela tem ótima qualidade óptica, é pequena, leve, (relativamente) barata e possui uma abertura máxima de f1.4, ou seja, é uma lente bem rápida.

A primeira razão da popularidade desta lente Canon é sua qualidade de imagem. A qualidade dela é comparável à das lentes da série L. Aliás, alguns fotógrafos até mesmo preferem a f1.4 do que a f1.2 L. A nitidez na abertura 1.4 é boa, mas é entre 2.8 e 4.0 que você vai se impressionar com a nitidez das fotos que essa lente é capaz de tirar.

O segundo fator que torna essa lente tão popular é seu o preço. A lente Canon 50mm 1.4 é uma lente com um preço justo e ótimo custo-benefício. Ela é mais cara que a lente 1.8, mas suas vantagens compensam a compra para quem quer se dedicar à fotografia. Veja mais abaixo uma listagem das vantagens da 1.4 sobre a 1.8.

Ela funciona muito bem para fotografia com pouca luz interior, quando não é possível ou desejado usar o flash (igrejas ou ginásios, por exemplo). É uma boa lente para se fazer retratos e fotos de corpo inteiro. É ótima para levar em viagens, especialmente para situações de pouca luz. Quando o espaço é relativamente pequeno, o fato de ela ser leve acaba sendo importante também. Ela também é ótima escolha quando se pretende fotografar crianças.

De modo geral, a lente Canon 50mm 1.4 é uma ótima lente para todas as situações, capaz de tirar fotos espetaculares.

 

>>Clique aqui para encontrar a lente Canon 50mm 1.4 pelo melhor preço!

>>Ou clique aqui para encontrar a lente Canon 50mm 1.8 barata!

Vantagens da lente Canon 50mm 1.4 sobre a Canon 50mm 1.8

Se você deseja uma lente para começar a fotografar em 50mm, a lente 1.8 é uma ótima compra. Acredito que todo fotógrafo iniciante deveria passar um tempo com uma lente de 50mm, porque o foco fixo o obriga a trabalhar a composição em vez de apenas mexer no zoom, e também porque a lente de 50 mm vê o mundo de forma equivalente ao olho humano (em uma câmera full frame). Com a lente 50 mm 1.8 você terá em mãos uma lente de qualidade, um grande passo em relação às lentes de kit. O custo benefício é excelente.

Mas se a 50 mm 1.8 é uma barganha, porque a Canon 50mm 1.4 é uma das lentes mais populares e mais vendidas da Canon? É porque a f1.8 é capaz de tirar fotos espetaculares em certas condições, mas a f1.4 é capaz de encarar uma variedade de situações e desafios muito maior.

Vamos ver algumas das vantagens da 1.4 sobre a 1.8…

 

Construção sólida

A Canon 50mm 1.4 é muito mais robusta que a 1.8, que é feita de material plástico mais barato, e tem muito mais valor na hora de revender. Ela não é frágil como a 1.8 e vai durar muito mais na sua mão, mesmo que você a use com frequência. Considere a compra da lente 50mm 1.4 como um investimento.

 

Versatilidade

A lente 1.4 permite sua câmera cuidar do autofoco, mas você tem a possibilidade de regular o foco manualmente sem ter que  apertar nenhum botão. A lente Canon 50mm 1.8 obriga que você alterne entre o foco manual ou automático. A f1.4, por sua vez, tem o chamado “foco manual full-time”, que é o foco automático com permissão de regulagem posterior.

A lente 1.8 é bastante barulhenta durante o autofoco e tem um anel de foco manual minúsculo. Já a 1.4 foca muito mais rápido, graças a seu motor micro USM, tem um anel de foco emborrachado e preciso. Além disso, seu autofoco é muito mais confiável, especialmente em situações de pouca luz.

 

Aberração cromática

Aberrações cromáticas e distorções são pouco perceptíveis em ambas as lentes nas aberturas maiores, o que demonstra a alta qualidade delas. Mas em testes de comparação, fica claro que a Canon 50mm 1.8 é mais suscetível ao flare e aos halos. Por exemplo, o flare na 50mm 1.4 tende a ser mais controlado, enquanto na 1.8 ele vai estourar na foto inteira.

 

Cores

Se a 1.8 consegue parear a comparação com a 1.4 em diversas categorias, ela fica bastante para trás em relação à saturação de cores. A lente 50mm 1.4 consegue naturalmente uma riqueza de cores em praticamente todas as aberturas. A lente 1.8 não tem a mesma capacidade de saturação e suas fotos provavelmente irão exigir mais pós-produção do que as fotos da 1.4.

 

Bokeh

Com as duas lentes você consegue um bokeh excelente nas aberturas maiores, que pode ser bem usado para tirar de foco distrações do plano de fundo. O bom uso da profundidade de campo é uma das bases da fotografia e com ambas as lentes você terá como explorar profundidades de campo bem reduzidas, com muito espaço para sua criatividade.

No entanto, os bokeh não são todos iguais. A qualidade do plano fora de foco (o bokeh) é baseado no número de lâminas do diafragma da lente. A Canon 50mm 1.8 tem cinco lâminas, já a lente 1.4 tem oito. Na prática, o bokeh da Canon 50mm 1.4 é muito mais suave e arredondado que o bokeh da 1.8. Assim, uma lente deve ser avaliada não é só por sua nitidez, mas também por sua qualidade nas áreas onde não há nitidez. E nesse quesito a 1.4 é uma das melhores que você pode encontrar.

 

Conclusão

Ambas as lentes oferecem ótimo custo-benefício e é você quem deve decidir o que é melhor para si. Apesar de a Canon 50mm 1.8 ser uma excelente escolha para os fotógrafos iniciantes, a lente 1.4 é a escolha de quem quer levar a sério a fotografia.

Se você está começando, a lente Canon 50mm 1.8 é a melhor primeira lente que você pode comprar. Agora, se você já sabe que ama a fotografia e quer se dedicar mesmo a ela, então não tem como errar se você comprar uma lente Canon 50mm 1.4!

 

>>Clique aqui para encontrar a lente Canon 50mm f1.4 pelo melhor preço!

>>Ou clique aqui para encontrar a lente Canon 50mm 1.8 barata!