Estou de volta com mais cinco opções de livros que deveriam estar na biblioteca de todo fotógrafo, amador ou profissional, iniciante ou experiente.

Se você está procurando se inspirar e tirar fotos cada vez melhores, as leituras abaixo são uma ótima opção para você. Curta, aproveite e … boa leitura!

 

Photoshop — Montagens e fusões criativas, de Matt Kloskowski

PhotoshopEste livro é todo voltado a criações de montagens no Photoshop, mas também traz um bom material sobre composição e iluminação na fotografia, e é por isso que o indicamos aqui.  Photoshop — Montagens e fusões criativas pode ser lido por fotógrafos, designers, editores e manipuladores de imagens.

É sempre bom ter em mente que nenhuma montagem vai ficar boa sem o trabalho cuidados do fotógrafo. É preciso se preocupar com a iluminação e a composição para obter “matéria-prima” da melhor qualidade possível para trabalhar as montagens.

O livro foi escrito na forma de um grande conjunto de tutoriais. Ele apresenta os segredos das montangens que vemos frequentemente em todos os lugares e mídias, desde propaganda, capas de revistas, cartazes e retratos em geral.

Seguindo uma linguagem muito fácil, o autor compartilha no livro muitas dicas também sobre configurações de câmeras e esquema de iluminação.

 

O olho do fotógrafo, de Michael Freeman

FREEMAN_O_Olho_do_Fotografo

O Olho do Fotógrafo procura apresentar ao leitor todas as abordagens de composição e design. Em 192 páginas, Freeman apresenta um livro para fotógrafos curiosos que buscam melhorar seu trabalho usando técnicas do design, principalmente no que diz respeito à composição.

Freeman relaciona técnicas do design à produção de fotografias, desenvolvendo tópicos sobre cor, linhas, curvas e movimento. O autor utiliza exemplos reais de seus próprios trabalhos para explicitar suas teorias, o que torna a leitura do livro bastante agradável.

O Olho do Fotógrafo destaca a importância de se tomar decisões corretas na composição de uma boa imagem. Freeman mostra que é preciso técnica e muita dedicação para ter bons resultados.

 

Fotografias – Araquém Alcântara

22367838O livro Araquém Alcântara – Fotografias reúne 80 fotos clicadas originalmente em preto e branco, a maior parte produzida em várias regiões do Brasil. Estão lá as pessoas, a metrópole, a mata, o rio e até a neve. O projeto gráfico separa as imagens  umas das outras. As fotos ficam na página ímpar, e as pares trazem a identificação da cena, dando destaque e permitindo a contemplação das fotos.

Além deste livro‚ Alcântara, que é o precursor da fotografia de natureza no Brasil‚ já publicou 41 livros temáticos e recebeu mais de 50 premiações nacionais e internacionais.

A curadoria das imagens que integram a obra é do fotojornalista e crítico Eder Chiodetto‚ para quem Alcântara “apresenta um trabalho autoral totalmente inovador”.

 

Henri Cartier-Bresson, Coleção Photo Poche

22968220Este livro faz parte da mais prestigiada coleção de livros de fotografia do mundo, a Photo Poche, publicada no Brasil pela Cosac Naify. A coleção foi idealizada por Robert Delpire na França, em 1982, como uma série de livros de introdução à fotografia. Com formato de bolso e preço acessível, a coleção busca ampliar a formação visual de seu público e ao mesmo tempo divulgar a obra de grandes fotógrafos. Em cada volume, o leitor encontra uma seleção criteriosa de imagens, acompanhada de apresentação, biografia e bibliografia.

Henri Cartier-Bresson (1908-2004) é considerado um dos maiores fotodocumentaristas do século XX. Com sua câmera Leica, registrou uma Europa abalada pela guerra, a vitória comunista na China e cenas cotidianas de Paris. Retratou artistas e escritores de seu tempo como Alberto Giacometti, Jean-Paul Sartre e William Faulkner.

Em 1947, fundou a agência Magnum, junto com Robert Capa e outros fotojornalistas. Com apresentação do historiador da arte Jean Clair e uma seleção de suas fotografias tidas como fundamentais, este livro é uma ótima introdução à sua obra.

 

A Luz Perfeita – Guia de Iluminação para Fotógrafos, de Bill Hurter

A Luz PerfeitaA luz perfeita – Guia de iluminação para fotógrafos, de Bill Hurter, mostra de forma didática e simples como os grandes fotógrafos criam e utilizam esquemas de luz. O livro aborda segredos da boa iluminação e a melhor forma de explorá-la.

Bill Hurter fornece informações detalhadas que mostram como grandes fotógrafos do mercado criam e utilizam esquemas de luz.

Indicado também para fotógrafos de retrato, moda e still.

Fundamental para a elaboração de imagens inesquecíveis e indicado para fotógrafos de todos os níveis.

 

Se tiver interesse em adquirir algum desses livros, criei links como sugestão de compra. É só clicar nos títulos dos livros ok?

Boas leituras e bons cliques!